Como o desenho de uma lamparina
Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.
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Darma da televisão de cachorro
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• Freedom from Extremes: Gorampa’s “distinguishing the Views” and the Polemics of Emptiness, refutação de Gorampa (um mestre Sakya) a Tsongkhapa. (livro em inglês na amazon.com.br)
• The Madman’s Middle Way, outra refutação baseada na refutação de Gorampa a Tsongkhapa. (livro em inglês na amazon.com.br)
• Gendün Chöpel, sobre o monge que escreveu Madman's Middle Way, também baseado na refutação de Gorampa a Tsongkhapa. (vídeo no Canal Tendrel)
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Emanações que não se autorreconhecem
A Natureza de Buda tem um sentido expediente e um definitivo. No sistema não causal do mahayana, o sentido definitivo de Natureza de Buda é que ela é completa desde o princípio e não pode ser melhorada ou piorada por causas e circunstâncias. Ainda assim, devido a máculas adventícias, não a reconhecemos assim.
Os três giros da roda do darma
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
Usando hábitos contra hábitos
Ao praticar o darma com esforço, geramos hábitos. No entanto, é bem verdade que todos os hábitos são construções que potencialmente aprisionam. Como isso funciona na prática? E por que é necessário praticar com esforço e gerar hábitos positivos?
Proliferações conceituais
Jigme Lingpa disse que basta abrir a boca para cair em contradição. No entanto, os budistas não advogam o quietismo. Como fazer uso da fala correta, em termos de fala que cria cisão, polêmica, difamação e fofoca?
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